O que você, homem, deixaria de fazer se fosse uma mulher? O que você, mulher, escolheria fazer se fosse homem por um dia?
Neste dia das mulheres, a ASIBAMA-DF não desejará um dia feliz com flores às suas associadas e demais trabalhadoras dos órgãos ambientais, mas sim uma reflexão diante da desigualdade entre gêneros.
Por este motivo, neste ano, desejamos que todas as mulheres sejam respeitadas em seu trabalho e tenham as suas vozes ouvidas e que suas ideias sejam consideradas, assim como são as de seus colegas homens, seja em campo ou no escritório.
Desejamos que nenhuma mulher seja considerada um objeto de seu esposo ou companheiro e que o femincídio seja um crime do passado.
Desejamos que seja alcançada a igualdade salarial entre homens e mulheres, sejam elas cis, trans, brancas ou negras. E que nenhuma mulher seja prejudicada no trabalho por conta da maternidade ou da intenção dessa, e que a igualdade parental seja alcançada com homens que não “ajudem”, mas que assumam plenamente a paternidade.
Desejamos que seja alcançada a todas as mulheres o direito de ir e vir e que todas possam se sentir seguras, seja andando sem medo nas ruas, seja viajando sozinhas pelo mundo.
Que o dia das mulheres sirva para que, a partir dessas reflexões, possamos atuar de forma a alcançar a igualdade de gêneros antes do que sonhamos.