Considerações sobre nosso movimento – quarta parte

NOTA DA ASIBAMA-DF SOBRE A PRIMEIRA REUNIÃO DA MESA ESPECÍFICA DE NEGOCIAÇÃO

 

No dia 09 de Outubro de 2023, finalmente a Mesa Temporária Específica de Negociação da área ambiental fora instalada. Essa realização só foi possível pela capacidade de articulação e organização que nós, servidoras e servidores ambientais, com o indispensável apoio da Condsef e Sindsep, conseguimos imprimir nas panfletagens, nos cafés, nas conversas de corredor, nas ações de comunicação digitais e em toda atividade relacionada com a divulgação da luta pela reestruturação da nossa carreira.

O balanço que fizemos desta primeira reunião (oportunidade que fizemos uma densa apresentação da nossa proposta e das principais justificativas que a fundamentam) é de uma recepção positiva às nossas reivindicações. É lógico que essa leitura não deve ser jamais compreendida como um cessar das atividades e mobilizações. A instalação da mesa é apenas o começo de mais um processo difícil, onde precisamos estar muito bem alinhadas e alinhados, com força e poder de argumentação no espaço da negociação, com presença e firmamento nas palavras de ordem lançadas ao lado do Ministério durante a reunião.

É fundamental entender que nada está ganho e que agora é que se fazem necessárias a consiciência de classe, a participação ativa nos espaços, o apoio mútuo como princípio norteador das ações e a comunicação objetiva entre nossa categoria. Estamos aguardando a devolutiva da proposta por parte do Ministério de Inovação e Gestão dos Serviços Públicos/MGI, mas a capilaridade da luta e mobilização deve se manter, a atenção deve seguir firme para conseguirmos alcançar nossos objetivos.

Deixe um comentário